Rui Car
26/03/2024 08h55

Bob Esponja é o programa infantil mais buscado no Google, na última década

Entenda a mudança de comportamento de 2013 a 2023

Assistência Familiar Alto Vale
Bob Esponja e Patrulha Canina estão entre os mais buscados (Foto: Reprodução / Divulgação)

Bob Esponja e Patrulha Canina estão entre os mais buscados (Foto: Reprodução / Divulgação)

Delta Ativa

Quem não conhece a esponja falante marinha que usa calças quadradas? Sendo descrita assim pode ser que até muita gente não conheça. Mas, o fato é que a popularidade do programa infantil Bob Esponja é gigantesca pelo mundo. Prova disto é a permanência do desenho como o mais buscado no Google, em 2013 e em 2023.

 

Os dados de buscas por programas infantis foi revelado pela pesquisa do Google Trends na última semana. As informações mostram comparações entre os cinco mais buscados, de 1994 a 2023. Na última década, Bob Esponja permaneceu como o mais buscado, mas outras mudanças no comportamento de buscas foi percebido.

 

Em 2013, o desenho Ben 10 aparecia em segundo lugar, mostrando a força do desenho animado pelo mundo. Porém, em 2023, o mesmo programa sequer aparecia entre os cinco mais buscados pelo mundo. Porém, a Patrulha Canina, sucesso atual, aparece em segundo lugar. Confira a seguir a comparação entre o ranking de 2013 e 2023 para saber mais sobre as diferenças e as semelhanças entre eles.

 

1º Lugar – Bob Esponja (2013) e Bob Esponja (2023)

 

Criado em 1999, Bob Esponja é um dos desenhos mais icônicos da televisão mundial. Criado por um biólogo marinho e por um animador, a série foi produzida pelo canal Nickelodeon no auge da televisão voltada ao público infantil. O personagem principal é uma esponja marinha, que possui animais marinhos como amigos e precisa conviver com vilões ou desafios diários. Todos vivem na Fenda do Biquiní.

 

O sucesso é tão grande que, desde que foi criado, o desenho possui a maior audiência do canal. De acordo com a Paramount, é a obra com mais distribuição internacional do segmento. Desde então, milhares de produtos derivados foram feitos e o personagem é um dos mais conhecidos do mundo todo.

 

2º Lugar – Ben 10 (2013) e Patrulha Canina (2023)

 

Criado em 2005, Ben 10 fez parte da infância de uma geração ao mostrar um garoto enfrentando desafios incríveis após tornar-se algum animal exótico por meio de um relógio poderoso. A geração de 2013 ainda era fortemente marcada pelo desenho e por isso a obra é uma das mais buscados do ano.

 

Criada justamente em 2013, a Patrulha Canina é uma animação em que cachorros precisam defender uma cidade. A obra já é campeã de audiência de uma nova era: a dos streamings. Atualmente, só perde o posto de desenho mais buscado para o tradicional Bob Esponja.

 

3º Lugar – Violetta (2013) e Lady Bug (2023)

 

Exibida de 2012 a 2015, Violetta alcançou o pico de buscas justamente durante sua exibição. A telenovela da Argentina é o primeiro programa infantil com atores e em formato de novela que aparece na lista. Já Lady Bug, exibida pela primeira vez na França, em 2015, mostra a mudança de roteiros das animações infanto-juvenis. A personagem é uma menina, mostrando o protagonismo feminino, que vira uma heroína.

 

4º Lugar – Winx Club (2013) e Peppa Pig (2023)

 

Criada na Itália, a série Winx Club mostra a história de fadas que possuem poderes e precisam usá-los juntas contra o mal. Depois de ser vendida para a Nickelodeon, a série alcançou sucesso estrondoso e até hoje é um fenômeno. Agora, não há como negar que a Peppa Pig e sua família não o fenômeno atual. Entre as crianças, o personagem é um dos mais conhecidos e por isso gerou tantas buscas em 2023.

 

5º Lugar – Peppa Pig (2013) e Masha e O Urso (2023)

 

E a presença de Peppa Pig já é registrada em 2013 entre os mais buscados programas infantis. Em 2013, ficou apenas no quinto lugar, mas atualmente cresceu na popularidade. Marsha e O Urso, criada em 2009, mostra o cotidiano simples de uma garota que sai pela flores e vive aventuras com o bicho de estimação favorito. Porém, a série russa impressiona justamente por quebrar o esteriótipo de perigoso do grande urso e por aguçar a sabedoria infantil.

 
Fonte: Hora de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares